terça-feira, 29 de junho de 2010

Como meditar - Parte 2

Oi meninas!!
Leram o post anterior? Então devem estar curiosas pra saber como continua... achei maldade deixa-las só com uma parte, mas como disse, ficaria muito longo...
Então, continuando...
Agora que você já tem Bíblia e cadernos nas mãos, procure um lugar tranqüilo que não tenha distrações. Eu amo meditar na praia, mas como não moro de frente para o mar, esse é um luxo que não tenho todos os dias (ainda =D), então aproveito pra meditar no jardim de casa, ou mesmo no meu quarto, ou ainda na Sala do Pai (nossa sala de oração aqui em casa). O importante é ser um lugar onde não vão te incomodar. Pode ser uma varanda, terraço, escritório, até um uma área de serviço.. desde que seja um momento só seu e do Pai.
Pra você se relacionar com o Pai precisa ter um coração limpo, então confesse qualquer pecado que ainda não tenha sido confessado. Peça pra Ele falar com você através da Palavra e busque ouvir a Sua voz.
Agora leia um texto da Bíblia... releia.... e leia novamente... Muitas vezes o entendimento vem depois da segunda lida. Não tenha pressa. O importante em se meditar é ponderar, refletir em como aquela passagem que você leu pode ser aplicada à sua vida. Peça ao Pai pra te mostrar. Ele é fera em surpreender e desafiar, em reconfortar e confrontar... e em trazer ânimo ao que não tem nenhum. Então, seja lá o que você precise, você pode encontrar e receber no seu momento com Deus. Acredite!!
E uma dica valiosa é: SEJA VERDADEIRO!! Seja totalmente transparente e simples com Deus. Ele já conhece tua vida toda mesmo. Pra que esconder qualquer coisa? Não adianta disfarçar que está chateado,... triste, decepcionado. Mesmo quando esses sentimentos são contra Ele, FALE TUDO!! ..mas reserve tempo também para ouvir!! Não descarregue tudo em Deus e saia correndo pra começar o dia. Espere e ouça o que Ele tem a dizer. Valerá cada segundo, você vai ver!!

Quanto tempo você deve separar para meditação??
Hum... difícil dizer. E acho melhor eu nem colocar o que penso aqui porque alguns poderiam se assustar e nunca chegarem a tentar. Então, comece com 10, 15 minutos. Procure fazer isso por 30 dias ininterruptos, mas se não der, não desista. Depois desse tempo a meditação já se tornará parte do seu dia e você verá como tudo melhorará.

Qual o melhor horário do dia pra meditar???
O que você tiver disponível .. mentalmente também! Não adianta parar ansiosa, com pressa para sair, ou cheia de sono. Essas coisas só atrapalham.
Eu prefiro meditar no começo do dia porque mantenho a palavra meditada na minha mente ao longo do dia e isso já me poupou muitos problemas (porque “lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos”). Mas de noite também é bom para trazer refrigério/ descanso para a mente e coração antes de dormir. E a Palavra diz: “meditar dia e noite”. Então, porque não meditar pela manhã, manter a Palavra na mente durante o dia (refletir muito, lembra?) e reler a noite? Perfeito, né?

No caderno 1 (de meditação) eu gosto de anotar os principais versículos, que podem ser: os que me chamaram mais atenção; que mais Deus falou; confirmou algo; ou mesmo onde recebi uma revelação nova, etc. E anoto abaixo o que for mais importante.

É imprescindível anotar porque a verdade é que sua mente NÃO vai guardar tudo por muito tempo. Acredite!! E papel foi feito pra isso mesmo. Aproveite-o!!

O desejo do meu coração com estes dois posts não é te dar um pacote de regras, mas uma idéia (que tem dado muito certo pra mim) de como começar a meditar.

Se algo não se encaixar com você se tempo, sua personalidade, seja livre pra tentar algo novo e aproveite pra compartilhar conosco o seu modo. Mas de tudo, mantenha o princípio de ler a Palavra e ouvir o que Deus tem a dizer. Ele está desejoso de compartilhar muitas coisas com você. Então invoque-O! Jeremias 33.3

Sinta-se desafiada!!

... e me conte como foi/ está sendo pra você. E para os que já meditam, compartilhe através de comentários como você faz, e como é esse tempo pra você.

E lembre-se: Esse tempo é seu com o Papai!! Nada nem ninguém deve ser mais importante que isso!

No amor do Papis,
Patty Dutra

2 comentários:

Unknown disse...

nossa achei lindo essa parte q li entrei sem pensar q fosse ficar presa na leitura ate o final impressionante amei parabenss mirian

Patty Dutra disse...

Obrigada querida Mirian! bom t-la por aki. Volte sempre!