quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Depressão - Parte 2

A alimentação pode ajudar a combater esse mal


Por Svetlana Godoy
Continuando...

Outro fator que está ligado ao quadro de depressão é o desequilíbrio intestinal. Não sabia? O intestino que não funciona bem interfere na produção correta dos neurotransmissores, que são responsáveis pelo equilíbrio do humor, da depressão e, até mesmo, da vontade de comer doces e carboidratos em geral, trazendo os famosos quilinhos a mais. A produção do neurotransmissor serotonina tem sua produção em torno de 80% intestinal. Dessa forma, é muito importante tratar e reequilibrar a flora intestinal, e com isso podemos evitar a utilização de antidepressivos quando estiver ainda na fase inicial.

Algo muito importante é a questão da alimentação alergênica, como, por exemplo, o uso constante de leite e seus derivados, fazendo com que o triptofano, que é precursor da serotonina, caia suas concentrações na corrente sanguínea. Uma constatação é que 85% de pessoas deprimidas são alérgicas. Existe uma forte relação entre depressão e alergias alimentares. Faz-se necessário, então, fazer exames bioquímicos, analisar os sinais e sintomas, para analisar e detectar quais alimentos estão causando problemas e retirá-los. Alimentos que para alguns são remédio, para outros podem ser veneno. Outro fator de efeito negativo é uma alimentação rica em açúcar, cafeína e gordura trans (leite integral, carnes, biscoitos, margarinas, pipoca de microondas, entre outros), e estudos têm demonstrado que a diminuição do consumo desses alimentos tem contribuído e muito para combater a depressão. Uma boa dica é incluir o famoso chocolate amargo, que tem em sua composição mais de 70% de cacau, e esse é o melhor alimento que atua no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e consequentemente afasta a depressão.
Em casos graves, todos os nutrientes aqui citados podem e devem ser suplementados, inclusive alguns não encontrados em alimentos, como fosfatidilserina e os fitoterápicos, que também são de grande valor. Acrescente chás também diariamente, como valeriana, passiflora, camomila entre outros.

Muitos dos pacientes acabam melhorando e deixando a famosa tarja preta, e isso tem trazido esperança para nós nutricionistas e também para os pacientes. Uma mudança real na qualidade da alimentação, com a inclusão de suplementos (vitaminas, minerais, precursores) aliada à atividade física, sendo cada paciente orientado individualmente de acordo com cada caso, tem trazido qualidade de vida, curas reais e grande motivação para muitos continuarem a viver. Há esperança para você, não desista!




Svetlana Godoy é
Nutricionista Clinica e esportiva funcional.
Atende na clínica Fausto Bermeo (em Brasília).


Gente, essa linda aí é a minha doctor que tanto falo. Mulher de Deus, cheia do Espírito Santo e excelente em tudo o que faz. Deus tem usado muito a sua vida para restaurar a saúde de muitas outras Inclusive a minha! Foi um presente de Deus encontrá-la, que além de excelente médica é uma grande amiga.
Essa daqui é a parte 2 da matéria. Eu a divide em 3 partes porque era muito grande, mas como é muito boa e pode ser benção para você ou para alguém que você conhece, ela tá na integra. Então leia tudo. É muito interessante como os alimentos podem influenciar no nosso humor.
Espero que sejam abençoados através da matéria.

No amor do Pai,
Patty Dutra

Um comentário:

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Querida, gostei muito do seu blog. Estou seguindo, flor.

Se quiser dar uma passadinha no meu www.meninaaosolhosdopai.blogspot.com será muito bem vinda!

Deus te abençoe!