sexta-feira, 28 de maio de 2010

O valor da Amizade

Hoje assisti ao filme Cinema Paradiso (tutto in italiano) – um filme longo, mas emocionalmente rico. Ele conta a história de amizade entre um homem e um menino. Uma amizade que durou por uma vida inteira. Que filme emocionante!



Às vezes precisamos de uma pausa na correria para ver o que é invisível aos olhos: A amizade _ uma espécie de amor diferente, bem rico.
Creio que a verdadeira amizade é vivida e sentida com o espírito_ aquela parte de nós que ama sem interesses, sem egoismos, sem cobranças, sem olhar para si próprio ou para os benefícios que a relação lhe trará. Será que isso é possível? Sim! Eu penso que sim.
Essa á a amizade que todos precisamos. Amizade não é um contrato e nem nunca poderá ser. Ela deve ser o amor genuíno em seu percurso natural. Amizade é curtir estar, é baixar a guarda, abrir a alma, quebrar os muros e apenas ser.
Amizade é um prazer despreocupado, um sentimento de aconchego, de ter alguém que te entende e valoriza, que não o julga, mas o impulsiona pra cima.
Amizade não é um contrato e nem nunca poderá ser. Exija retorno, exija qualquer coisa e você verá seu amigo partindo. O sentimento do amigo pode permanecer o mesmo, mas o relacionamento enfraquece, acaba. Simplismente porque amizade significa expontaneidade, amor alegre e singeleza. Coisas frágeis que se quebram com o peso do egoismo.
Amizade profunda foi a que Jonatas e Davi viveram. Tanto que muitos utilizam essa passagem para respaldarem suas mentes torpes, simplismente porque este mundo não consegue entender como pode alguém amar o outro com a própria alma e não haver desejo carnal nisso. É porque é algo que só pode vir de Deus, que vem de um ego morto, só vem com a quebra do 'me dá, me dá '. É a vivência do “eu te dou porque amo você!.” e a amizade deles foi tão linda que permaneceu mesmo após a morte alcançando as gerações seguintes. Se você não conhece bem a história vale a pena lê-la em 1 Sm 20 (Bíblia)
Creio verdadeiramente que podemos amar desse jeito. Eu mesma tenho amigos que não sei porque amo tanto. E todos nós precisamos de relacionamentos assim. Eles dão sabor à vida, sabe? São como chazinho quente numa tarde fria, ou sorvete na praia, são como cartas repletas de alegria, ou longos telefonemas, são como passeios no clube, ou embarcar em programas de índio que a gente nem se importa de ter dado errado por causa da companhia... é isso! Amizade são momentos! Momentos que nem sempre você percebe que são perfeitos, mas que aquecem teu coração.
Amigo é aquele que te alegra, acalma, afaga, que bate e até ofende com tanta sinceridade.
Amizade é mesmo uma delícia!.
Se você tem algum amigo assim, passe esse texto para ele e deixe-o saber que você o ama. Não se envergonhe de dizê-lo “eu te amo”, ou “você fez a diferença na minha vida.” Isso pode mudar o dia dele(a) e com certeza vai melhorar o seu.
Seja amigo e cuide dos que você tem, porque no fim da sua vida, é isso o que vai contar. Não o trabalho que você fez, ou o dinheiro que ganhou.
Verdadeiramente, “Quem achou um amigo, achou um tesouro.”

Fica aí meu sentimento mais profundo aos meus amigos. Obrigada por me incluirem, amarem, aquecerem, mandarem morrer e morrer.. rs. Enfim, obrigada por você!!

Até a próxima!

No amor da Pai,
Patty

3 comentários:

Neyvinha disse...

Patty, adorei esse texto, muito lindo e muito rico de verdades é um tipo de texto que nos leva a refletir, nossa incrivel ADOREI de verdade, mexeu comigo...Precisamos tbm ter certeza de que os amigos que estão perto são amigos mesmo, porque muitas vezes aqueles que pouco vemos são os que mais nos compreende e nos dão apoio! SEMPRE...Amiga amei! ^^

Patty Dutra disse...

E eu me senti profundamente tocada com seu comentário, minha Maciazinha. rs..
Amo vc.. amo nossas conversas.. nossa amizade despreocupada, esse amor desmedido. rs.. To poeta hoje. hahaha mas amo merrrrrmo! bjaum e valeu o coments.
Na verdade, precisamos primeiro ser esse amigo... sem exigencias.. e assim teremos tb o retorno.bj

Unknown disse...

ain que lindo o blog.. adorei, já estou seguindo.. e vou visitar sempre...!

só li o texto da Worship as a Life... pq queria saber sobre essa banda.. hahahah e tbm to de saida agora... mas depois entro com mais calma pra ver tudinho..

bjs

melanyverissimo.blogspot.com